PROJETOS E PLANOS DE AULA

Sugestões de Planos de Aula
Ensino Fundamental

Rosimara A. O. Simões Ferreira
Coordenadora Isa Paula

I - Campanhas como intervenção nas escolas sobre Meio Ambiente
A importância da Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta - uma reflexão sobre o meio ambiente.
Justificativa: Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de saber o qual a importância de um trabalho em conjunto de uma reflexão mais ampla sobre o meio ambiente e o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
■Compreender o que é Campanha da Fraternidade;
■Compreender a importância da Campanha para o meio ambiente e seres humanos.
■Desenvolver leitura e interpretação de textos; por meio de visitas a sites que abordem tal assunto. Discutindo e orientando o que fazer com a Campanha para que dela seja extraído bons frutos.
■Produzir texto, do tipo informativo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados. E relacionar a Campanha não como questão religiosa, mas sim social e importante para a vida dos seres vivos.
Objetivos:
Questionar e dar respostas aos objetivos da Campanha da Fraternidade 2011:
■Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
■Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
■Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
■Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Etapas previstas: Para dar início às aulas, sugerimos que o professor divida os alunos em dois grandes grupos e, em seguida, lhes apresentem a  imagem do “folder”, cartaz da Campanha da Fraternidade 2011, conforme postada abaixo, que dizem respeito, mas sem falar o que representa.    
Observação: Sugiro que para o professor mostre a imagem para o grupo 1 e para o grupo 2. Para tanto, será necessário providenciar duas (02) cópias para os grupos, ou se necessário fazer mais de duas (02) cópias.
Figura 1 – Imagem sobre Campanha 2011
Após apresentar a imagem, o professor deverá pedir aos alunos do grupo 1 e 2 que descrevam um para o outro. O grupo 1 se reunirá e terá uma descrição do que está vendo, e, o grupo 2 fará a mesma coisa. Ambos terão que se reunir e descrever que tema aborda e que outro nome daria à ela, justificando a escolha.  Após a descrição poderão mostrar a descrição para o outro grupo. Para tanto, o professor poderá fazer as seguintes orientações aos alunos:
■Descrevam a imagem do cartaz e expliquem aos colegas do outro grupo quais imagens há nela e o que elas representam.
■O que vocês acham que essas imagens significam? Sobre qual tema elas estão relacionadas?
■Qual a importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente e aos seres humanos?
Dessa forma, os aspectos da oralidade serão trabalhados, além da reflexão sobre o que a imagem recebida pode representar. Inicialmente, o professor deverá apenas ouvir as respostas dos alunos sobre o que eles acham que ela representa. Após os dois grupos darem suas opiniões, o professor deverá falar aos alunos que a imagem do cartaz da Campanha da Fraternidade 2011 tem um significado especial de acordo com a criação do mesmo, a finalidade e o objetivo a ser atingido: Ressaltar que; “O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado. A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem. Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um micro ecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta”. (17 de abril de 2011 - Domingo de Ramos).
Metodologia:
As estratégias e os recursos utilizados serão:
■Aula interativa;
■Aula colaborativa e cooperativa;
■Uso da Sala de Vídeo;
■Uso do Laboratório de Informática.
Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos na bibliografia e fontes abaixo e faça a impressão do texto, objetivo e imagem do cartaz e distribua aos alunos.
Depois que as duplas fizerem a pesquisa em questão, o professor deverá favorecer, através de discussões orientadas (conforme roteiro abaixo), que os alunos construam o conhecimento da Campanha da Fraternidade 2011:
■O que vocês entenderam sobre a Campanha da Fraternidade 2011 em suas pesquisas?
■Quem poderia me explicar o que a imagem representa?
■O que são considerados na imagem quando vemos em primeiro plano uma mureta?
■Qual é a importância da Campanha da Fraternidade para o meio ambiente? E a importância para os seres humanos?
■Com base na pesquisa e imagem, vocês perceberam o que a criação enfrenta ao longo dos tempos mostrado na Campanha da Fraternidade de 2011? Dêem exemplos do significado da expressão  no cartaz: “Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor'”.
■O que vocês aprenderam sobre esta campanha e nossa realidade?
■Por que 2011 é um ano importante para as questões relacionadas ao meio ambiente?   
■E o Brasil, qual é sua relação com o meio ambiente?
■Qual deve ser nossa postura com o meio ambiente?   
Depois que as discussões forem feitas, e do professor perceber que os alunos já compreenderam a importância de uma campanha sobre o meio ambiente e os assuntos relacionados a ela, a aula poderá ser encerrada ou sugeridas outras atividades.
Avaliação:
Elaboração de atividades que o professor poderá trabalhar a escrita de textos informativos, o desenvolvimento da oralidade, a organização do trabalho em grupo e a organização de um evento do tipo exposição, além dos aprendizados sobre a Biodiversidade.
Exemplo de atividade
Atividade 1
Nesse momento, os alunos deverão ir à Sala de Vídeo para que o professor lhes apresente o vídeo que explica sobre o que a imagem apresentada na atividade anterior significa. O vídeo é curto - têm duração de um minuto. 
Após a transmissão do vídeo, sugiro que o professor converse com os alunos sobre  o conteúdo deste. Para isto seguir algumas questões norteadoras:
■Qual o OBJETIVO da Campanha da Fraternidade de 2011?
Para a realização desta atividade, abaixo sugiro o site que abordam a temática da  campanha e os aspectos importantes que subsidiam tal assunto: Campanha da Fraternidade (CF) 2011 - parte 1:
Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta - uma reflexão sobre o meio ambiente.
Categoria: Educação
Palavras-chave: Meio Ambiente; Sustentabilidade; e Fraternidade
Atividade 2
Sugiro que os alunos aproveitem as informações pesquisadas e os conhecimentos  adquiridos no decorrer desta aula sobre a Campanha da Fraternidade 2011 para organizar um estande (local de exposição) sobre tal temática. O “estande”  (pode ser no pátio, sala de apresentações ou salão de projetos da própria escola) poderá ser intitulado de “Rumo à intervenção ao meio ambiente”, seguindo os passos da Campanha da Fraternidade -  Tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Lema “A Criação Geme em Dores de parto (Rm 8,22)”.
Observação: Os alunos poderão montar o estande, utilizando papelão, por exemplo, ou outra idéia com decisão coletiva em resposta ao objetivo da campanha da fraternidade e a vida no planeta de 2011.
No estande poderá haver distribuição de “folder”, cartazes que contenham informações sobre o meio ambiente (o que é, qual sua importância para o ser humano e para a natureza). Apresentação de cartazes que informe o que a Campanha traz de novidade, alerta e solução. Entre outras informações que os alunos considerarem importantes.   
Bibliografia:
Hino da Campanha da Fraternidade 2011
Fonte cartaz:

 

II - Pintando meu cantinho, pintando nosso cantinho.
Conhecimento de Mundo em grupo
Artes Visuais

Justificativa:
Propor a leitura de imagens, empenho na apreciação, orientando os alunos a fazerem uma pesquisar sobre pintores no bairro e cidade onde moram. Entrevistar “pichadores”, pintores residenciais, grafiteiros. Orientá-los a uma entrevista de experiência e de aprendizado. Fazer a observação dos materiais usados em toda e qualquer arte. Explicar que a descrição, gostos e dons e estilos são diferenciados e de maneiras diversas. Mostrando sempre as diferenças entre eles valorizando o potencial de cada um.

Objetivo Geral:
ü      Levar o aluno a conhecer a arte de diferentes maneiras, a importância das pinturas diversas como arte visual e aprofundamento nas demais áreas do conhecimento. Mediar a compreensão do aluno a perceber as técnicas, cultura, local e costumes. Ressaltar os diversos materiais  e cores para chegar ao objetivo. Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, dança, música e teatro, articulando percepção, memória, sensibilidade e reflexão;
ü      Identificar, investigar e organizar informação sobre arte.
ü      Brincar de faz de conta, como se fosse um pintor de fachadas, utilizando uma tinta muito especial – água.
ü      Explorar as possibilidades de movimentos com os materiais oferecidos.
 Objetivo específico:
ü      Conhecer a história das cores, nomes, misturas, artes, tipos de artes, a ligação cultural e tradição.

Conteúdo:Fazer Artístico:

Desenho: memorização, imaginação e observação;
Pintura;
Elementos visuais: ponto, a linha de contorno (risco), a cor, a forma;
Colagem;
Exploração e manipulação de materiais, como pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas; de meios, como água; e de variados suportes gráficos, como parede, chão etc.
Material:
Vídeo ou TV para exibição do CLIP e filme infantil.
Baldes de brinquedo – utilizado em caixas de areia.
Pincéis, rolos, brochas – de diferentes texturas e espessuras. “Materiais para pintar o sete”

Atividade motivacional:
Apresentar as crianças fotografias de diferentes profissionais executando pinturas em áreas internas e externas, CLIPS que representem a importância das cores na vida de todos os seres vivos (http://www.youtube.com/watch?v=2-V21HepcgY) Episódios infantis do Caillou.
É importante apresentar imagens de diferentes profissionais executando seu trabalho tanto em paredes internas quanto externas, bem como realizando pinturas em muros.
Conversar com as crianças sobre o que as pessoas retratadas estão fazendo e por que estão realizando tais tarefas. Outras possibilidades:
a) Realizar visita a algum local que esteja sendo pintado, de modo que os alunos possam observar o que está sendo feito e como a tarefa é realizada pelos profissionais. Nessa ocasião, é possível que os alunos façam perguntas e esclareçam suas principais curiosidades sobre a profissão de pintor, bem como conheçam os equipamentos de segurança e os instrumentos de trabalho.

CRONOGRAMA:
ü      Assistir ao filme do Cailiouu, ver e ouvir o CLIP “AQUARELA”
ü      Convidar os alunos a brincarem de faz de conta – Artistas Mirins e suas pinturas estilizadas.
ü      Apresentar aos alunos os “materiais e equipamentos” que irão utilizar durante a brincadeira:
1.      Pincéis, rolos e brochas de diferentes espessuras e texturas;
2.      Balde com água.
ü      Explicar que a tinta que irão usar é mágica, ou seja, pode assumir a cor que desejarem quando misturada.
ü      Oferecer um balde de praia com um pouco de água para cada aluno e solicitar que escolham o tipo de pincel que desejam para iniciar a brincadeira.
ü      Favorecer um momento de exploração dos materiais.
ü      Percorrer o ambiente externo da escola e realizar a “pintura” de faz de conta. Se possível, propor que “pintem” muros, cercas, áreas inclinadas, o chão, entre outras possibilidades que gerem a oportunidade de experimentar diferentes movimentos e ações. A sala dos alunos eles escolheram pintar as mãos.
ü      Organizar a brincadeira de tal modo que os alunos troquem os instrumentos de pintura, experimentando o uso de todos os objetos disponibilizados previamente.
ü      Nessa ocasião, poderão ser exploradas expressões como “para cima”, “para baixo”, “para o lado”; “muito”, “pouco”; “rápido” e “lento” (referindo-se aos movimentos executados pelas crianças) e a música do CLIP “AQUARELA”; entre outros.

Avaliação:
No decorrer da atividade, é possível:
ü      Verificar se os alunos apresentam autonomia na escolha dos materiais que desejam utilizar, estimulando-os para isso.
ü      Averiguar os movimentos que são realizados pelos alunos com os instrumentos oferecidos para a brincadeira. Sugerir movimentos variados para que ampliem suas possibilidades – movimentos circulares, retos; amplos, curtos; rápidos, lentos; de cima para baixo, de baixo para cima; de um lado para o outro. Formas e desenhos diversos e variados.

Bibliografia:
PCN _ Arte;
Todo trabalho realizado será interdisciplinar pela U.E., sendo de encontro a meta da DEEL.

Referências:
Coordenadora Isa Paula
Estagiária: Rosimara Alves de Oliveira Simões Ferreira


III - “LENDO NOTÍCIAS PARA LER O MUNDO”
Leitura e Escrita de Reportagens e Noticiários relacionados à atualidade
Justificativa: É interessante organizar momentos em que, além de ler a reportagem, notícia, também ocorre a leitura e escrita da reportagem que foi comentada no jornal ou impresso da internet. É de suma importância que os alunos compreendam que a leitura e escrita ajuda em tudo o que fazemos todos os dias. Isso pode acontecer em situações que alternam a sua leitura com a dos alunos (organizados em grupo). Organize situações de leitura compartilhada de reportagens comentadas em TV, Jornais, Internet, Rádio. Nesse caso, todos os alunos devem ter as cópias da matéria pré-selecionada pelo professor. Organize também situações que os alunos leiam, em duplas, reportagens diferentes e depois compartilhem com a classe sua opinião sobre o assunto, além do comentário expresso na reportagem do autor relator e da fonte (local noticiado).
Objetivos:
ü      Ampliar o repertório. Trocar opiniões sobre a leitura e escrita. Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.
ü      Ler reportagens e assumir o papel de leitor participativo e crítico do texto.
ü      Identificar nos títulos e no texto da reportagem marcas lingüísticas que revelem ao qual leitor se destina.
ü      Compreender o papel que as declarações desempenham em uma notícia: Conferir veracidade à informação.
ü      Identificar maneiras de se apresentar uma declaração em um texto de notícia: por meio de discurso direto e por meio de discurso indireto, cada uma das maneiras provocando efeito de sentidos diferentes no leitor.
Ler e escrever a notícia com a finalidade de despertar o gosto pela leitura e escrita, destacando informações que, na leitura e escrita, são acrescentadas ao título.
Etapas previstas:
ü      1ª etapa – Uma conversa informal: Dicas e Truques:
1.      Falar de maneira clara com os alunos, comunicar idéias e vontades;
2.      Destacar que a escrita está presente em muitos lugares; e o interesse pela leitura no cotidiano;
3.      Lembre os alunos:
ü      Que devemos conversar; saber ler e escrever, ler e entender textos da atualidade e do cotidiano;
ü      Escrever do seu jeito e com a ajuda do professor diferentes tipos de textos, cartas, bilhetes, listas de compras, receitas, recados, placas, nomes e outras coisas mais de necessidade rotineira do cotidiano.
ü      Ler com prazer livros, jornais e revistas de interesse pessoal será um leitor feliz.
4.      Deixe claro para seus alunos que eles deverão se divertir escrevendo sem se preocupar com a simplicidade do texto, mas que este tenha significado para eles.
5.      Alerte que de início todos erram, mas destaque que o importante é tentar e se atrever a ler e escrever para adquirir experiência e para que o aprendizado seja significativo.
ü      2ª etapa - Os alunos deverão se reunir em grupos ou em duplas.
ü      3ª etapa - A princípio em duplas para discutir a questão da reportagem no seu cotidiano e sua realidade; a seguir, coletivamente, para socializarem a discussão realizada com o restante da classe.
ü      4ª etapa - Explique os objetivos da atividade para os alunos e proponha a leitura de reportagem do locutor e a fonte a ela relacionada.
ü      5ª etapa - Oriente a leitura e análise da reportagem  observando como o relato é emitido. Caso o grupo não identifique a presença e justificativa na reportagem, questione-os sobre o qual dos parágrafos enfatiza a importância da reportagem, apresentando informações que justifiquem essa importância.
ü      6ª etapa - Depois de ler e comentar proponha a leitura da reportagem que elas abordaram. Se considerar que é um texto difícil para leitura autônoma, pode ser feita uma leitura compartilhada: O professor lê e os alunos acompanham em suas cópias das reportagens indicadas no caderno para registro.
ü      7ª etapa - Em seguida, solicite que reflitam, façam as atividades aqui apresentadas como exemplo (podem ser feitas diversas atividades dentro desse plano de aula) e que respondam às perguntas que finalizam a atividade.
ü      8ª etapa -  TEMPO ESTIMADO: 5 aulas de 40 minutos cada.
ü      9ª etapa – Plano de Aula desenvolvido no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Inicial e Plano de Aula desenvolvido no 2º. Termo da EJA – 4º e 5º anos.
Metodologia: Atividades de Leitura e Escrita através de assuntos pertinentes ao cotidiano dos alunos envolvendo Reportagens e Noticiários relacionados à atualidade. As atividades poderão ser aplicadas em conjunto as demais áreas do conhecimento.
A aula prevista para ser aplicada no Ensino fundamental 4º e 5º ano da seguinte forma:
a) roda de conversa sobre a atualidade (reportagens e notícias).
b) Textos informativos;
c) Pesquisas; jornais, internet, TV e demais meios de comunicação e informação.
f) Mural de recortes; reportagens e notícias.
g) Situação-problema; Atualidade.
j) Registro escrito e desenho; Charge.
l) Produção de texto.
MODELO DE ATIVIDADE:
1ª REPORTAGEM NA INTERNET: (DEVERÁ SER IMPRESSA)
Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil
03/01/2011 - Por Cynthia Semíramis Professora universitária desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. Mora em Belo Horizonte – MG
Depois de um ex-operário e sindicalista na presidência, é a vez de uma mulher, ex-guerrilheira e Economista:
Eu presenciei este momento emocionante. Faço parte desta multidão:
Pra fazer parte da multidão acima não pude fazer parte da multidão que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas:
Nem chuva, nem frio, nem lama, nem cansaço nos detiveram:
Sou a terceira pessoa em pé da esquerda para a direita. Não dá pra ver direito a cara de cansaço, nem as pernas sujas de lama até os joelhos, muito menos os calafrios e a roupa completamente molhada debaixo da capa de chuva. Apesar dos contratempos, foi maravilhoso estar lá.
Resumo perfeito: Uma charge do dia que merece registro
 De Cláudio de Oliveira, na edição deste domingo do "Agora São Paulo". Categoria: NA MÍDIA
Créditos das imagens: as fotos da cerimônia de posse da presidenta vieram do Blog do Planalto. A turma de blogueir@s foi fotografada pelo @moraleida e divulgada pela @deborahleao. A charge de Bolinha e Luluzinha são do Cláudio de Oliveira, foi publicada na edição de domingo do “Agora São Paulo”, e divulgada pelo Blog dos Quadrinhos.
NOME DO ALUNO: ____________________________DATA____/____/____
Atividades
1-     Em duplas vocês deverão fazer a cópia da notícia apresentado/escolhida:
CÓPIA: Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil 03/01/2011
Por Cynthia Semíramis - Professora universitária desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. Mora em Belo Horizonte – MG
Depois de um ex-operário e sindicalista na presidência, é a vez de uma mulher, ex-guerrilheira e Economista:
Eu presenciei este momento emocionante. Faço parte desta multidão:
Pra fazer parte da multidão acima não pude fazer parte da multidão que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas:
Nem chuva, nem frio, nem lama, nem cansaço nos detiveram:
Sou a terceira pessoa em pé da esquerda para a direita. Não dá pra ver direito a cara de cansaço, nem as pernas sujas de lama até os joelhos, muito menos os calafrios e a roupa completamente molhada debaixo da capa de chuva. Apesar dos contratempos, foi maravilhoso estar lá.
Resumo perfeito: Uma charge do dia que merece registro
Créditos das imagens: as fotos da cerimônia de posse da presidenta vieram do Blog do Planalto. A turma de blogueir@s foi fotografada pelo @moraleida e divulgada pela @deborahleao. A charge de Bolinha e Luluzinha é do Cláudio de Oliveira, foi publicada na edição de domingo do “Agora São Paulo”, e divulgada pelo Blog dos Quadrinhos.
Cópia:
Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil
03/01/2011
Por Cynthia Semíramis - Professora universitária desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. Mora em Belo Horizonte – MG
Depois de um ex-operário e sindicalista na presidência, é a vez de uma mulher, ex-guerrilheira e Economista:
Eu presenciei este momento emocionante. Faço parte desta multidão:
Pra fazer parte da multidão acima não pude fazer parte da multidão que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas:
Nem chuva, nem frio, nem lama, nem cansaço nos detiveram:
Sou a terceira pessoa em pé da esquerda para a direita. Não dá pra ver direito a cara de cansaço, nem as pernas sujas de lama até os joelhos, muito menos os calafrios e a roupa completamente molhada debaixo da capa de chuva. Apesar dos contratempos, foi maravilhoso estar lá.
Resumo perfeito: Uma charge do dia que merece registro
Créditos das imagens: as fotos da cerimônia de posse da presidenta vieram do Blog do Planalto. A turma de blogueir@s foi fotografada pelo @moraleida e divulgada pela @deborahleao. A charge de Bolinha e Luluzinha é do Cláudio de Oliveira, foi publicada na edição de domingo do “Agora São Paulo”, e divulgada pelo Blog dos Quadrinhos.
2-     Após fazer a cópia preencha o quadro abaixo em grupo/dupla, leiam e prestem atenção nas partes em que estão organizadas, façam o registro respondendo as questões:
Analisando a leitura e escrita da reportagem ou notícia:
Qual o título da reportagem ou notícia?
Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil.
Qual o subtítulo da reportagem ou notícia?
Não tem subtítulo.
Qual a data da reportagem ou notícia?
03/01/2011
Qual a Autoria da reportagem ou notícia?
Onde mora/nasceu e qual sua profissão?
Cynthia Semíramis
Mora em Belo Horizonte – MG
É professora universitária e desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres.
A reportagem ou notícia possui fotografias?
Sim. Possui quatro (04) fotografias.
A reportagem ou notícia possui charge?
Sim. Possui uma (01) charge.
Qual é o fato noticiado?
Posse da primeira presidenta do Brasil em um comentário de uma professora universitária que relata sua participação neste episódio na multidão.
Onde ocorreu?
Em Brasília.
Quem eram os envolvidos?
Presidenta Dilma Rousseff
Qual a fonte da reportagem?
O que chamou mais atenção?
O relato emocionante da professora que desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres e que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas.
A reportagem ou notícia é da internet, jornal ou revista?
Localize a fonte.
È da internet, um blog .
O tema representou algo importante e atual para você?
Sim. Presidenta Dilma Rousseff
A reportagem ou notícia é interessante?
Sim. Relata um momento histórico e revolucionário ao eleger uma mulher. A primeira mulher presidenta do Brasil! Em menos de 80 anos depois de nós, mulheres, conquistarmos direito de voto.
Que palavras você ainda não conhecia nesta reportagem ou notícia que chamaram sua atenção?
Registre-as neste quadro.
Vamos pesquisar o que elas significam?
Sindicalista:
Pessoa partidária de sindicalismo (sindicalismo
sindical + -ismos. m.
1. Teoria das doutrinas sobre sindicatos.
2. Defesa dos sindicatos.
3. Doutrina política ou movimento que admite a transformação social por meio de organizações operárias profissionais.
Economista:
 economista
(economia + -ista) s. 2 gén.
Pessoa versada em questões político-económicas.
 – Charge:
é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
Observações: as palavras grifadas e destacadas neste quadro poderão ser pesquisadas em sala com a ajuda do professor. (leitura, escrita e ortografia).

3-     Com suas próprias idéias relate um trecho curioso que chamou sua atenção: (Não exemplifico, pois esta é uma idéia muito particular e o aluno deverá colocar sua opinião crítica expondo sentimentos, valores, e compreensão do relato atual apresentado).
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4-     A reportagem ou notícia apresenta uma charge. Você sabe o que é charge? Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. O que você compreendeu desta charge? Descreva o que você compreendeu a partir da charge e da pesquisa feita sobre a mesma reportagem com a ajuda dos comentários abaixo entre a Cynthia responsável pelo BLOG (representando as mulheres) e um seguidor do BLOG e comentarista (representando os homens):
Observação: Com ajuda do professor os alunos poderão pesquisar antes de relatar o porquê desta charge como exemplifico com os comentários no mesmo BLOG abaixo:
Registro de Cynthia ainda no BLOG: No Dia Internacional da Mulher de 2005 o presidente Lula disse que não era para nós sermos desaforadas e querermos a presidência. Sinto muito informar, presidente, mas somos desaforadas, sim, e queremos direitos iguais em todas as áreas. Se homens podem ser presidentes, mulheres podem ser presidentas. Isso não é pressa de poder, é igualdade de oportunidades. Diz Cynthia.
Comentário de um seguidor do BLOG de Cynthia: Beto
03/11/2010 19:35 : Prezada Cynthia, Compartilhando sua opinião sobre esse momento histórico, pergunto-me se isso que o presidente disse no 8 de março de 2005 não teria um teor de ironia, no sentido mais positivo do termo. Ele não estaria pedindo justamente o contrário às mulheres? Pois machista não é um adjetivo que lhe caiba, ao meu ponto de vista.
Em resposta ela realiza devolutiva:
Beto, mesmo que o discurso tenha sido irônico (o que eu duvido), não era o momento adequado. Em pleno Dia Internacional da Mulher, uma data de luta contra injustiças e para ampliar direitos das mulheres, um chefe de Estado não pode sair “brincando” ou “ironizando” a dificuldade de acesso das mulheres a cargos políticos, pois são dificuldades reais, que precisam ser diminuídas. O discurso tem de ser afirmativo, positivo, e não dar margens a dúvidas e más interpretações. Particularmente, desconfio que o discurso tenha tido endereço certo, pra desestimular alguma mulher a não fazer pré-campanha à presidência, mas foi deselegante, pois ocorreu no evento e momento errados…
Agora descreva o que você compreendeu sobre esta charge: (Não exemplifico, pois esta é uma idéia muito particular e o aluno deverá colocar sua opinião crítica expondo sentimentos, valores, e compreensão do relato atual apresentado).
De Cláudio de Oliveira, na edição deste domingo do "Agora São Paulo". Categoria: NA MÍDIA
Avaliação:
ü      Fazer reflexão inicial da reportagem: O aluno deverá saber o porquê da importância do jornalista, blogueiro ou comentarista escrever essa matéria e para que o uso do jornal, da internet, BLOG.
ü      Fazer observações com seu colega num quadro de escrita e leitura que eles mesmos deverão construir. OBS: O professor deverá apresentará o modelo.
ü      Identificar no texto, expressões e recursos utilizados para reportagem.
ü      Localizar local de postagem na internet e nome do jornal e jornalista que fez a reportagem.
ü      Anotar palavras desconhecidas pelos alunos e pesquisar o significado.
ü      Para finalizar o professor deverá pedir um registro das reflexões finais no caderno e nas atividades aqui apresentadas (podem ser feitas diversas atividades dentro desse plano de aula) e as conclusões mais importantes.
Bibliografia: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas
Coletânea de Atividades “Ler e Escrever”
AUTORIA:
Alunas: Rosimara Alves de Oliveira Simões Ferreira
Orientadora no estágio: Coordenadora pedagógica: Isa Paula Evangelista Rosa Costa