Sugestões de Planos de Aula
Ensino Fundamental
Rosimara A. O. Simões Ferreira
Coordenadora Isa Paula
I - Campanhas como intervenção nas escolas sobre Meio Ambiente
A importância da Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta - uma reflexão sobre o meio ambiente.
Justificativa: Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de saber o qual a importância de um trabalho em conjunto de uma reflexão mais ampla sobre o meio ambiente e o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
■Compreender o que é Campanha da Fraternidade;
■Compreender a importância da Campanha para o meio ambiente e seres humanos.
■Desenvolver leitura e interpretação de textos; por meio de visitas a sites que abordem tal assunto. Discutindo e orientando o que fazer com a Campanha para que dela seja extraído bons frutos.
■Produzir texto, do tipo informativo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados. E relacionar a Campanha não como questão religiosa, mas sim social e importante para a vida dos seres vivos.
Objetivos:
Questionar e dar respostas aos objetivos da Campanha da Fraternidade 2011:
■Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
■Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
■Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
■Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Etapas previstas: Para dar início às aulas, sugerimos que o professor divida os alunos em dois grandes grupos e, em seguida, lhes apresentem a imagem do “folder”, cartaz da Campanha da Fraternidade 2011, conforme postada abaixo, que dizem respeito, mas sem falar o que representa.
Observação: Sugiro que para o professor mostre a imagem para o grupo 1 e para o grupo 2. Para tanto, será necessário providenciar duas (02) cópias para os grupos, ou se necessário fazer mais de duas (02) cópias.
Figura 1 – Imagem sobre Campanha 2011
Após apresentar a imagem, o professor deverá pedir aos alunos do grupo 1 e 2 que descrevam um para o outro. O grupo 1 se reunirá e terá uma descrição do que está vendo, e, o grupo 2 fará a mesma coisa. Ambos terão que se reunir e descrever que tema aborda e que outro nome daria à ela, justificando a escolha. Após a descrição poderão mostrar a descrição para o outro grupo. Para tanto, o professor poderá fazer as seguintes orientações aos alunos:
■Descrevam a imagem do cartaz e expliquem aos colegas do outro grupo quais imagens há nela e o que elas representam.
■O que vocês acham que essas imagens significam? Sobre qual tema elas estão relacionadas?
■Qual a importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente e aos seres humanos?
Dessa forma, os aspectos da oralidade serão trabalhados, além da reflexão sobre o que a imagem recebida pode representar. Inicialmente, o professor deverá apenas ouvir as respostas dos alunos sobre o que eles acham que ela representa. Após os dois grupos darem suas opiniões, o professor deverá falar aos alunos que a imagem do cartaz da Campanha da Fraternidade 2011 tem um significado especial de acordo com a criação do mesmo, a finalidade e o objetivo a ser atingido: Ressaltar que; “O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado. A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem. Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um micro ecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta”. (17 de abril de 2011 - Domingo de Ramos).
Metodologia:
As estratégias e os recursos utilizados serão:
■Aula interativa;
■Aula colaborativa e cooperativa;
■Uso da Sala de Vídeo;
■Uso do Laboratório de Informática.
Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos na bibliografia e fontes abaixo e faça a impressão do texto, objetivo e imagem do cartaz e distribua aos alunos.
Depois que as duplas fizerem a pesquisa em questão, o professor deverá favorecer, através de discussões orientadas (conforme roteiro abaixo), que os alunos construam o conhecimento da Campanha da Fraternidade 2011:
■O que vocês entenderam sobre a Campanha da Fraternidade 2011 em suas pesquisas?
■Quem poderia me explicar o que a imagem representa?
■O que são considerados na imagem quando vemos em primeiro plano uma mureta?
■Qual é a importância da Campanha da Fraternidade para o meio ambiente? E a importância para os seres humanos?
■Com base na pesquisa e imagem, vocês perceberam o que a criação enfrenta ao longo dos tempos mostrado na Campanha da Fraternidade de 2011? Dêem exemplos do significado da expressão no cartaz: “Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor'”.
■O que vocês aprenderam sobre esta campanha e nossa realidade?
■Por que 2011 é um ano importante para as questões relacionadas ao meio ambiente?
■E o Brasil, qual é sua relação com o meio ambiente?
■Qual deve ser nossa postura com o meio ambiente?
Depois que as discussões forem feitas, e do professor perceber que os alunos já compreenderam a importância de uma campanha sobre o meio ambiente e os assuntos relacionados a ela, a aula poderá ser encerrada ou sugeridas outras atividades.
Avaliação:
Elaboração de atividades que o professor poderá trabalhar a escrita de textos informativos, o desenvolvimento da oralidade, a organização do trabalho em grupo e a organização de um evento do tipo exposição, além dos aprendizados sobre a Biodiversidade.
Exemplo de atividade
Atividade 1
Nesse momento, os alunos deverão ir à Sala de Vídeo para que o professor lhes apresente o vídeo que explica sobre o que a imagem apresentada na atividade anterior significa. O vídeo é curto - têm duração de um minuto.
Após a transmissão do vídeo, sugiro que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste. Para isto seguir algumas questões norteadoras:
■Qual o OBJETIVO da Campanha da Fraternidade de 2011?
Para a realização desta atividade, abaixo sugiro o site que abordam a temática da campanha e os aspectos importantes que subsidiam tal assunto: Campanha da Fraternidade (CF) 2011 - parte 1:
Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta - uma reflexão sobre o meio ambiente.
Categoria: Educação
Palavras-chave: Meio Ambiente; Sustentabilidade; e Fraternidade
Atividade 2
Sugiro que os alunos aproveitem as informações pesquisadas e os conhecimentos adquiridos no decorrer desta aula sobre a Campanha da Fraternidade 2011 para organizar um estande (local de exposição) sobre tal temática. O “estande” (pode ser no pátio, sala de apresentações ou salão de projetos da própria escola) poderá ser intitulado de “Rumo à intervenção ao meio ambiente”, seguindo os passos da Campanha da Fraternidade - Tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Lema “A Criação Geme em Dores de parto (Rm 8,22)”.
Observação: Os alunos poderão montar o estande, utilizando papelão, por exemplo, ou outra idéia com decisão coletiva em resposta ao objetivo da campanha da fraternidade e a vida no planeta de 2011.
No estande poderá haver distribuição de “folder”, cartazes que contenham informações sobre o meio ambiente (o que é, qual sua importância para o ser humano e para a natureza). Apresentação de cartazes que informe o que a Campanha traz de novidade, alerta e solução. Entre outras informações que os alunos considerarem importantes.
Bibliografia:
Hino da Campanha da Fraternidade 2011
Fonte cartaz:
II - Pintando meu cantinho, pintando nosso cantinho.
Conhecimento de Mundo em grupo
Artes Visuais
Justificativa:
Propor a leitura de imagens, empenho na apreciação, orientando os alunos a fazerem uma pesquisar sobre pintores no bairro e cidade onde moram. Entrevistar “pichadores”, pintores residenciais, grafiteiros. Orientá-los a uma entrevista de experiência e de aprendizado. Fazer a observação dos materiais usados em toda e qualquer arte. Explicar que a descrição, gostos e dons e estilos são diferenciados e de maneiras diversas. Mostrando sempre as diferenças entre eles valorizando o potencial de cada um.
Objetivo Geral:
ü Levar o aluno a conhecer a arte de diferentes maneiras, a importância das pinturas diversas como arte visual e aprofundamento nas demais áreas do conhecimento. Mediar a compreensão do aluno a perceber as técnicas, cultura, local e costumes. Ressaltar os diversos materiais e cores para chegar ao objetivo. Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, dança, música e teatro, articulando percepção, memória, sensibilidade e reflexão;
ü Identificar, investigar e organizar informação sobre arte.
ü Brincar de faz de conta, como se fosse um pintor de fachadas, utilizando uma tinta muito especial – água.
ü Explorar as possibilidades de movimentos com os materiais oferecidos.
Objetivo específico:
ü Conhecer a história das cores, nomes, misturas, artes, tipos de artes, a ligação cultural e tradição.
Conteúdo:Fazer Artístico:
Desenho: memorização, imaginação e observação;
Pintura;
Elementos visuais: ponto, a linha de contorno (risco), a cor, a forma;
Colagem;
Exploração e manipulação de materiais, como pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas; de meios, como água; e de variados suportes gráficos, como parede, chão etc.
Material:
Vídeo ou TV para exibição do CLIP e filme infantil.
Vídeo ou TV para exibição do CLIP e filme infantil.
Baldes de brinquedo – utilizado em caixas de areia.
Pincéis, rolos, brochas – de diferentes texturas e espessuras. “Materiais para pintar o sete”
Atividade motivacional:
Apresentar as crianças fotografias de diferentes profissionais executando pinturas em áreas internas e externas, CLIPS que representem a importância das cores na vida de todos os seres vivos (http://www.youtube.com/watch?v=2-V21HepcgY) Episódios infantis do Caillou.
É importante apresentar imagens de diferentes profissionais executando seu trabalho tanto em paredes internas quanto externas, bem como realizando pinturas em muros.
Conversar com as crianças sobre o que as pessoas retratadas estão fazendo e por que estão realizando tais tarefas. Outras possibilidades:
a) Realizar visita a algum local que esteja sendo pintado, de modo que os alunos possam observar o que está sendo feito e como a tarefa é realizada pelos profissionais. Nessa ocasião, é possível que os alunos façam perguntas e esclareçam suas principais curiosidades sobre a profissão de pintor, bem como conheçam os equipamentos de segurança e os instrumentos de trabalho.
CRONOGRAMA:
ü Assistir ao filme do Cailiouu, ver e ouvir o CLIP “AQUARELA”
ü Convidar os alunos a brincarem de faz de conta – Artistas Mirins e suas pinturas estilizadas.
ü Apresentar aos alunos os “materiais e equipamentos” que irão utilizar durante a brincadeira:
1. Pincéis, rolos e brochas de diferentes espessuras e texturas;
2. Balde com água.
ü Explicar que a tinta que irão usar é mágica, ou seja, pode assumir a cor que desejarem quando misturada.
ü Oferecer um balde de praia com um pouco de água para cada aluno e solicitar que escolham o tipo de pincel que desejam para iniciar a brincadeira.
ü Favorecer um momento de exploração dos materiais.
ü Percorrer o ambiente externo da escola e realizar a “pintura” de faz de conta. Se possível, propor que “pintem” muros, cercas, áreas inclinadas, o chão, entre outras possibilidades que gerem a oportunidade de experimentar diferentes movimentos e ações. A sala dos alunos eles escolheram pintar as mãos.
ü Organizar a brincadeira de tal modo que os alunos troquem os instrumentos de pintura, experimentando o uso de todos os objetos disponibilizados previamente.
ü Nessa ocasião, poderão ser exploradas expressões como “para cima”, “para baixo”, “para o lado”; “muito”, “pouco”; “rápido” e “lento” (referindo-se aos movimentos executados pelas crianças) e a música do CLIP “AQUARELA”; entre outros.
Avaliação:
No decorrer da atividade, é possível:
ü Verificar se os alunos apresentam autonomia na escolha dos materiais que desejam utilizar, estimulando-os para isso.
ü Averiguar os movimentos que são realizados pelos alunos com os instrumentos oferecidos para a brincadeira. Sugerir movimentos variados para que ampliem suas possibilidades – movimentos circulares, retos; amplos, curtos; rápidos, lentos; de cima para baixo, de baixo para cima; de um lado para o outro. Formas e desenhos diversos e variados.
Bibliografia:
PCN _ Arte;
Todo trabalho realizado será interdisciplinar pela U.E., sendo de encontro a meta da DEEL.
Referências:
Coordenadora Isa Paula
Estagiária: Rosimara Alves de Oliveira Simões Ferreira
III - “LENDO NOTÍCIAS PARA LER O MUNDO”
Leitura e Escrita de Reportagens e Noticiários relacionados à atualidade
Justificativa: É interessante organizar momentos em que, além de ler a reportagem, notícia, também ocorre a leitura e escrita da reportagem que foi comentada no jornal ou impresso da internet. É de suma importância que os alunos compreendam que a leitura e escrita ajuda em tudo o que fazemos todos os dias. Isso pode acontecer em situações que alternam a sua leitura com a dos alunos (organizados em grupo). Organize situações de leitura compartilhada de reportagens comentadas em TV, Jornais, Internet, Rádio. Nesse caso, todos os alunos devem ter as cópias da matéria pré-selecionada pelo professor. Organize também situações que os alunos leiam, em duplas, reportagens diferentes e depois compartilhem com a classe sua opinião sobre o assunto, além do comentário expresso na reportagem do autor relator e da fonte (local noticiado).
Objetivos:
ü Ampliar o repertório. Trocar opiniões sobre a leitura e escrita. Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.
ü Ler reportagens e assumir o papel de leitor participativo e crítico do texto.
ü Identificar nos títulos e no texto da reportagem marcas lingüísticas que revelem ao qual leitor se destina.
ü Compreender o papel que as declarações desempenham em uma notícia: Conferir veracidade à informação.
ü Identificar maneiras de se apresentar uma declaração em um texto de notícia: por meio de discurso direto e por meio de discurso indireto, cada uma das maneiras provocando efeito de sentidos diferentes no leitor.
Ler e escrever a notícia com a finalidade de despertar o gosto pela leitura e escrita, destacando informações que, na leitura e escrita, são acrescentadas ao título.
Etapas previstas:
ü 1ª etapa – Uma conversa informal: Dicas e Truques:
1. Falar de maneira clara com os alunos, comunicar idéias e vontades;
2. Destacar que a escrita está presente em muitos lugares; e o interesse pela leitura no cotidiano;
3. Lembre os alunos:
ü Que devemos conversar; saber ler e escrever, ler e entender textos da atualidade e do cotidiano;
ü Escrever do seu jeito e com a ajuda do professor diferentes tipos de textos, cartas, bilhetes, listas de compras, receitas, recados, placas, nomes e outras coisas mais de necessidade rotineira do cotidiano.
ü Ler com prazer livros, jornais e revistas de interesse pessoal será um leitor feliz.
4. Deixe claro para seus alunos que eles deverão se divertir escrevendo sem se preocupar com a simplicidade do texto, mas que este tenha significado para eles.
5. Alerte que de início todos erram, mas destaque que o importante é tentar e se atrever a ler e escrever para adquirir experiência e para que o aprendizado seja significativo.
ü 2ª etapa - Os alunos deverão se reunir em grupos ou em duplas.
ü 3ª etapa - A princípio em duplas para discutir a questão da reportagem no seu cotidiano e sua realidade; a seguir, coletivamente, para socializarem a discussão realizada com o restante da classe.
ü 4ª etapa - Explique os objetivos da atividade para os alunos e proponha a leitura de reportagem do locutor e a fonte a ela relacionada.
ü 5ª etapa - Oriente a leitura e análise da reportagem observando como o relato é emitido. Caso o grupo não identifique a presença e justificativa na reportagem, questione-os sobre o qual dos parágrafos enfatiza a importância da reportagem, apresentando informações que justifiquem essa importância.
ü 6ª etapa - Depois de ler e comentar proponha a leitura da reportagem que elas abordaram. Se considerar que é um texto difícil para leitura autônoma, pode ser feita uma leitura compartilhada: O professor lê e os alunos acompanham em suas cópias das reportagens indicadas no caderno para registro.
ü 7ª etapa - Em seguida, solicite que reflitam, façam as atividades aqui apresentadas como exemplo (podem ser feitas diversas atividades dentro desse plano de aula) e que respondam às perguntas que finalizam a atividade.
ü 8ª etapa - TEMPO ESTIMADO: 5 aulas de 40 minutos cada.
ü 9ª etapa – Plano de Aula desenvolvido no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Inicial e Plano de Aula desenvolvido no 2º. Termo da EJA – 4º e 5º anos.
Metodologia: Atividades de Leitura e Escrita através de assuntos pertinentes ao cotidiano dos alunos envolvendo Reportagens e Noticiários relacionados à atualidade. As atividades poderão ser aplicadas em conjunto as demais áreas do conhecimento.
A aula prevista para ser aplicada no Ensino fundamental 4º e 5º ano da seguinte forma:
a) roda de conversa sobre a atualidade (reportagens e notícias).
b) Textos informativos;
c) Pesquisas; jornais, internet, TV e demais meios de comunicação e informação.
f) Mural de recortes; reportagens e notícias.
g) Situação-problema; Atualidade.
j) Registro escrito e desenho; Charge.
l) Produção de texto.
MODELO DE ATIVIDADE:
1ª REPORTAGEM NA INTERNET: (DEVERÁ SER IMPRESSA)
Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil
03/01/2011 - Por Cynthia Semíramis Professora universitária desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. Mora em Belo Horizonte – MG
Depois de um ex-operário e sindicalista na presidência, é a vez de uma mulher, ex-guerrilheira e Economista:
Eu presenciei este momento emocionante. Faço parte desta multidão:
Pra fazer parte da multidão acima não pude fazer parte da multidão que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas:
Nem chuva, nem frio, nem lama, nem cansaço nos detiveram:
Sou a terceira pessoa em pé da esquerda para a direita. Não dá pra ver direito a cara de cansaço, nem as pernas sujas de lama até os joelhos, muito menos os calafrios e a roupa completamente molhada debaixo da capa de chuva. Apesar dos contratempos, foi maravilhoso estar lá.
Resumo perfeito: Uma charge do dia que merece registro
De Cláudio de Oliveira, na edição deste domingo do "Agora São Paulo". Categoria: NA MÍDIA
Créditos das imagens: as fotos da cerimônia de posse da presidenta vieram do Blog do Planalto. A turma de blogueir@s foi fotografada pelo @moraleida e divulgada pela @deborahleao. A charge de Bolinha e Luluzinha são do Cláudio de Oliveira, foi publicada na edição de domingo do “Agora São Paulo”, e divulgada pelo Blog dos Quadrinhos.
FONTE DE REPORTAGEM: http://cynthiasemiramis.org/2011/01/03/dilma-rousseff-primeira-presidenta-do-brasil/
NOME DO ALUNO: ____________________________DATA____/____/____
Atividades
1- Em duplas vocês deverão fazer a cópia da notícia apresentado/escolhida:
CÓPIA: Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil 03/01/2011
Por Cynthia Semíramis - Professora universitária desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. Mora em Belo Horizonte – MG
Depois de um ex-operário e sindicalista na presidência, é a vez de uma mulher, ex-guerrilheira e Economista:
Eu presenciei este momento emocionante. Faço parte desta multidão:
Pra fazer parte da multidão acima não pude fazer parte da multidão que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas:
Nem chuva, nem frio, nem lama, nem cansaço nos detiveram:
Sou a terceira pessoa em pé da esquerda para a direita. Não dá pra ver direito a cara de cansaço, nem as pernas sujas de lama até os joelhos, muito menos os calafrios e a roupa completamente molhada debaixo da capa de chuva. Apesar dos contratempos, foi maravilhoso estar lá.
Resumo perfeito: Uma charge do dia que merece registro
Créditos das imagens: as fotos da cerimônia de posse da presidenta vieram do Blog do Planalto. A turma de blogueir@s foi fotografada pelo @moraleida e divulgada pela @deborahleao. A charge de Bolinha e Luluzinha é do Cláudio de Oliveira, foi publicada na edição de domingo do “Agora São Paulo”, e divulgada pelo Blog dos Quadrinhos.
Cópia:
Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil
03/01/2011
Por Cynthia Semíramis - Professora universitária desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. Mora em Belo Horizonte – MG
Depois de um ex-operário e sindicalista na presidência, é a vez de uma mulher, ex-guerrilheira e Economista:
Eu presenciei este momento emocionante. Faço parte desta multidão:
Pra fazer parte da multidão acima não pude fazer parte da multidão que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas:
Nem chuva, nem frio, nem lama, nem cansaço nos detiveram:
Sou a terceira pessoa em pé da esquerda para a direita. Não dá pra ver direito a cara de cansaço, nem as pernas sujas de lama até os joelhos, muito menos os calafrios e a roupa completamente molhada debaixo da capa de chuva. Apesar dos contratempos, foi maravilhoso estar lá.
Resumo perfeito: Uma charge do dia que merece registro
Créditos das imagens: as fotos da cerimônia de posse da presidenta vieram do Blog do Planalto. A turma de blogueir@s foi fotografada pelo @moraleida e divulgada pela @deborahleao. A charge de Bolinha e Luluzinha é do Cláudio de Oliveira, foi publicada na edição de domingo do “Agora São Paulo”, e divulgada pelo Blog dos Quadrinhos.
2- Após fazer a cópia preencha o quadro abaixo em grupo/dupla, leiam e prestem atenção nas partes em que estão organizadas, façam o registro respondendo as questões:
Analisando a leitura e escrita da reportagem ou notícia:
Qual o título da reportagem ou notícia? | Dilma Rousseff: primeira presidenta do Brasil. |
Qual o subtítulo da reportagem ou notícia? | Não tem subtítulo. |
Qual a data da reportagem ou notícia? | 03/01/2011 |
Qual a Autoria da reportagem ou notícia? Onde mora/nasceu e qual sua profissão? | Cynthia Semíramis Mora em Belo Horizonte – MG É professora universitária e desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres. |
A reportagem ou notícia possui fotografias? | Sim. Possui quatro (04) fotografias. |
A reportagem ou notícia possui charge? | Sim. Possui uma (01) charge. |
Qual é o fato noticiado? | Posse da primeira presidenta do Brasil em um comentário de uma professora universitária que relata sua participação neste episódio na multidão. |
Onde ocorreu? | Em Brasília. |
Quem eram os envolvidos? | Presidenta Dilma Rousseff |
Qual a fonte da reportagem? | |
O que chamou mais atenção? | O relato emocionante da professora que desenvolve pesquisas sobre direitos das mulheres e que presenciou a presidenta torturada pela ditadura militar passando em revista as tropas das Forças Armadas. |
A reportagem ou notícia é da internet, jornal ou revista? Localize a fonte. | È da internet, um blog . |
O tema representou algo importante e atual para você? | Sim. Presidenta Dilma Rousseff |
A reportagem ou notícia é interessante? | Sim. Relata um momento histórico e revolucionário ao eleger uma mulher. A primeira mulher presidenta do Brasil! Em menos de 80 anos depois de nós, mulheres, conquistarmos direito de voto. |
Que palavras você ainda não conhecia nesta reportagem ou notícia que chamaram sua atenção? Registre-as neste quadro. Vamos pesquisar o que elas significam? | Sindicalista: Pessoa partidária de sindicalismo (sindicalismo ’sindical + -ismo’ s. m. 1. Teoria das doutrinas sobre sindicatos. 2. Defesa dos sindicatos. 3. Doutrina política ou movimento que admite a transformação social por meio de organizações operárias profissionais. – Economista: economista (economia + -ista) s. 2 gén. Pessoa versada em questões político-económicas. – Charge: é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. Observações: as palavras grifadas e destacadas neste quadro poderão ser pesquisadas em sala com a ajuda do professor. (leitura, escrita e ortografia). |
3- Com suas próprias idéias relate um trecho curioso que chamou sua atenção: (Não exemplifico, pois esta é uma idéia muito particular e o aluno deverá colocar sua opinião crítica expondo sentimentos, valores, e compreensão do relato atual apresentado).
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- A reportagem ou notícia apresenta uma charge. Você sabe o que é charge? Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. O que você compreendeu desta charge? Descreva o que você compreendeu a partir da charge e da pesquisa feita sobre a mesma reportagem com a ajuda dos comentários abaixo entre a Cynthia responsável pelo BLOG (representando as mulheres) e um seguidor do BLOG e comentarista (representando os homens):
Observação: Com ajuda do professor os alunos poderão pesquisar antes de relatar o porquê desta charge como exemplifico com os comentários no mesmo BLOG abaixo:
Registro de Cynthia ainda no BLOG: No Dia Internacional da Mulher de 2005 o presidente Lula disse que não era para nós sermos desaforadas e querermos a presidência. Sinto muito informar, presidente, mas somos desaforadas, sim, e queremos direitos iguais em todas as áreas. Se homens podem ser presidentes, mulheres podem ser presidentas. Isso não é pressa de poder, é igualdade de oportunidades. Diz Cynthia.
Comentário de um seguidor do BLOG de Cynthia: Beto
03/11/2010 19:35 : Prezada Cynthia, Compartilhando sua opinião sobre esse momento histórico, pergunto-me se isso que o presidente disse no 8 de março de 2005 não teria um teor de ironia, no sentido mais positivo do termo. Ele não estaria pedindo justamente o contrário às mulheres? Pois machista não é um adjetivo que lhe caiba, ao meu ponto de vista.
Em resposta ela realiza devolutiva:
- Cynthia Semíramis - 04/11/2010 11:03
Beto, mesmo que o discurso tenha sido irônico (o que eu duvido), não era o momento adequado. Em pleno Dia Internacional da Mulher, uma data de luta contra injustiças e para ampliar direitos das mulheres, um chefe de Estado não pode sair “brincando” ou “ironizando” a dificuldade de acesso das mulheres a cargos políticos, pois são dificuldades reais, que precisam ser diminuídas. O discurso tem de ser afirmativo, positivo, e não dar margens a dúvidas e más interpretações. Particularmente, desconfio que o discurso tenha tido endereço certo, pra desestimular alguma mulher a não fazer pré-campanha à presidência, mas foi deselegante, pois ocorreu no evento e momento errados…
Agora descreva o que você compreendeu sobre esta charge: (Não exemplifico, pois esta é uma idéia muito particular e o aluno deverá colocar sua opinião crítica expondo sentimentos, valores, e compreensão do relato atual apresentado).
De Cláudio de Oliveira, na edição deste domingo do "Agora São Paulo". Categoria: NA MÍDIA
Avaliação:
ü Fazer reflexão inicial da reportagem: O aluno deverá saber o porquê da importância do jornalista, blogueiro ou comentarista escrever essa matéria e para que o uso do jornal, da internet, BLOG.
ü Fazer observações com seu colega num quadro de escrita e leitura que eles mesmos deverão construir. OBS: O professor deverá apresentará o modelo.
ü Identificar no texto, expressões e recursos utilizados para reportagem.
ü Localizar local de postagem na internet e nome do jornal e jornalista que fez a reportagem.
ü Anotar palavras desconhecidas pelos alunos e pesquisar o significado.
ü Para finalizar o professor deverá pedir um registro das reflexões finais no caderno e nas atividades aqui apresentadas (podem ser feitas diversas atividades dentro desse plano de aula) e as conclusões mais importantes.
Bibliografia: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas
Coletânea de Atividades “Ler e Escrever”
AUTORIA:
Alunas: Rosimara Alves de Oliveira Simões Ferreira
Orientadora no estágio: Coordenadora pedagógica: Isa Paula Evangelista Rosa Costa